top of page

Filosofia de Ministério

Igreja da Comunidade Metropolitana da Baixada Fluminense
Filosofia de Ministério

 

A Filosofia de Ministério da ICM da Baixada Fluminense é a maneira particular que nossa comunidade local busca aplicar a Visão, Missão, Valores e Propósitos das Igrejas da Comunidade Metropolitana. Por isso, buscamos:



Buscamos os pobres – O Senhor Jesus Cristo habita os corpos daqueles que padecem necessidades neste mundo injusto, sejam elas de origem material, psíquica ou espiritual.  Buscamos o Senhor nos corpos dos pobres, excluídos e marginalizados de nossa sociedade, auxiliando-os no alívio de seu padecimento.
Buscamos Novos Céus e Nova Terra – Por nos nortearmos pela Teologia da Libertação, em nossa interpretação das Escrituras e em nossa prática eclesiástica, desejamos um mundo justo, onde não haja mais exclusão social, racial, sexual, ou qualquer outro tipo de exclusão. Por isso, somos voz profética de Deus em nossa sociedade, clamando contra todo tipo de injustiça e pelo estabelecimento de uma nova humanidade, onde florescerão o amor, a paz e a justiça.
Buscamos transformar vidas – Nossa busca por Novos Céus e Nova Terra se encarna no chão da existência. Cremos que, em Deus, através da salvação em Jesus Cristo e da ação do Espírito Santo, podemos ser Sal e Luz neste mundo, contribuindo para a transformação de muitas vidas, primeiramente de maneira espiritual, mas também de maneira social. Nos propomos a ser luzeiros do Senhor nesta sociedade, deixando a sua Luz brilhar através de nossas vidas restauradas. (Mateus 5:14)


Buscamos o Espírito Santo – Desejamos o aperfeiçoamento diário de nosso caráter, através do operar do Espírito Santo, que nos transforma no nosso caminhar, santificando-nos e livrando-nos do pecado. Cremos na manifestação real dos dons do Espírito Santo, tais como o dom de línguas, visão, revelação, interpretação etc, conforme relatado nas Sagradas Escrituras, todavia, não superestimamos tais dons, pois, acima de todos eles está o amor que advém de Deus e que deve brotar em nossos corações, tornando-nos, a cada dia, mais parecidos com Ele.


Buscamos ser missionários - Desejamos a expansão do Evangelho Inclusivo de Jesus Cristo pelos quatro cantos do Brasil e do mundo. Desejamos contribuir com a obra missionária das Igrejas da Comunidade Metropolitana, auxiliando assim com a implantação de locais saudáveis de adoração, onde pessoas possam ser curadas do abuso religioso, das feridas da religião e da exclusão religiosa operadas falsamente em nome de Deus.


Por isso nos reunimos para juntos, em primeiro lugar, adorar o nome de Deus, através de Jesus Cristo, pela comunhão gerada pelo Espírito Santo. E, em segundo lugar, para sermos edificados mutuamente através da pregação da Palavra de Deus e da Comunhão do Pão e do Vinho, que são para nós, pela fé, o Corpo e Sangue de Jesus, nosso Senhor e Salvador.
Nossas reuniões são cultos para o Senhor Deus Uno e Trino, onde, não de maneira engessada, mas ordenadamente:

 

Clamamos pela presença santa de Deus, através do Espírito Santo.
Clamamos pelo perdão de nossos pecados, através do sangue derramado de Jesus, nosso Redentor.
Louvamos ao Senhor Uno e Trino através de cânticos espirituais, inspirados nas Sagradas Escrituras.
Ouvimos a leitura da Palavra de Deus, através dos textos do Antigo Testamento, do Novo Testamento, dos Evangelhos e dos Salmos.
Ouvimos a Proclamação da Palavra de Deus, através da pregação de pessoas habilitadas para este serviço, sejam elas o(s) pastor(es) e pastora(s) da igreja, os diáconos e diaconisas ou outras pessoas habilitadas e autorizadas pela liderança de nossa igreja local.
Recolhemos as ofertas voluntárias e os dízimos separados pelo povo de Deus para a obra de expansão do Evangelho.
Comemos dos elementos do Pão e do Vinho, separados do uso comum, através da consagração do Espírito Santo. Estes são para nós, pela fé, espiritualmente, Corpo e Sangue de Cristo.
Recebemos a benção apostólica (2Co 13:14) ou a benção aaraônica, conferida pelo(s) pastor(es) e pastora(s) da comunidade local, ou, conforme delegação, pelos diáconos e diaconisas.

E, assim, prosseguimos em nossa missão para a qual fomos chamados como Igreja da Comunidade Metropolitana da Baixada Fluminense, se o Senhor permitir, até Jesus voltar.

© 2015. Igrejas da Comunidade Metropolitana. All rights reserved

  • c-tbird
  • c-facebook
bottom of page